AS AVENTURAS DE BIDU: SUGESTÃO DE RECURSO DINÂMICO PARA O ENSINO DE ORIENTAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS COM USO DO SCRATCH

  • Eduardo Martinello IFRGS
  • Hermoni Henrique Morello Brambatti IFRGS
  • Jefferson Oliveira IFRGS
  • Lenara Bassoli Segatto IFRGS
  • Sindia Liliane Demartini da Silva IFRGS
  • Wendell Telles de Lima UEA

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar uma sugestão de recurso para o ensino de orientação e coordenadas geográficas com o uso do Scratch; o mesmo foi desenvolvido durante a disciplina de Produção de Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências do curso de Especialização em Linguagens e Tecnologias da Educação do Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Passo Fundo. O uso de jogos digitais e de programação na educação contemporânea tem a função de tornar as aulas mais interativas e motivadoras. Com o objetivo de contemplar estes aspectos foi desenvolvido o jogo “As aventuras de Bidu no Espaço Geográfico” para abordar os conceitos de coordenadas e orientação geográfica de forma lúdica, usufruindo das tecnologias que se aplicam na educação. Espera-se que este trabalho oportunize um recurso dinâmico para as aulas de Geografia e que os estudantes aprendam por uma lógica diferente da tradicional, tornando o processo mais simples e proveitoso, melhorando a qualidade de ensino.

Publicado
2021-02-05
Como Citar
MARTINELLO, Eduardo et al. AS AVENTURAS DE BIDU: SUGESTÃO DE RECURSO DINÂMICO PARA O ENSINO DE ORIENTAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS COM USO DO SCRATCH. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 171-183, fev. 2021. ISSN 2527-2349. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/2053>. Acesso em: 01 mar. 2021.
Seção
Artigos