O caso da migração peruana na Amazônia brasileira Presenças e mobilidades na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia

  • Elsie Pinto Pereira Universidade do Estado do Amazonas
  • Gloria Rodrigues Arbelaz Universidade do Estado do Amazonas
  • Marquizeth Moura Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este artigo avança na construção de um problema de pesquisa para a compreensão de intensas e diversas mobilidades em e através do território transfronteiriço. Particularmente, nos aproximamos de um dos maiores enredos e tensões contemporâneas dessa tríplice fronteira em termos de deslocamentos e da produção de desigualdades: as mobilidades e presenças peruanas aos olhos e nas terras brasileiras. Considerando que a abordagem desde “migrações internacionais” pode resultar insuficiente, propomos uma abordagem centrada na fronteira como experiência Geopolítica e processo empírico, e nas mobilidades e presenças transfronteiriças levando em consideração interseccionalidades na produção de diferenças e desigualdades.

Publicado
2020-03-16
Como Citar
PEREIRA, Elsie Pinto; ARBELAZ, Gloria Rodrigues; MOURA, Marquizeth. O caso da migração peruana na Amazônia brasileira Presenças e mobilidades na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Revista Geopolítica Transfronteiriça, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 59-75, mar. 2020. ISSN 2527-2349. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/revistageotransfronteirica/article/view/1705>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos