Apresentação

O VII Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas foi realizado na cidade de Manaus, Amazonas, no período de 02 a 05 de outubro de 2019 e teve como objetivo estabelecer um debate participativo e construtivo em torno da dinâmica, planejamento, gestão e utilização dos recursos hídricos, apresentando como temática principal “A água como elemento de integração e de conflitos socioambientais”. Foi planejado e executado pela Universidade do Estado do Amazonas, por intermédio do Programa de Pós Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA), com apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-AM), da Agência Nacional de Água (ANA), da CAPES e demais universidades da Rede Água.

Destacou-se como uma excelente oportunidade de inserir o tema água na agenda de representantes das organizações governamentais e não governamentais, da academia, da sociedade civil e de empresas, reunindo um significativo e amplo espectro de atores relacionados ao tema. A Gestão Hídrica representa o elemento integrador para a sustentabilidade dos diferentes usos nas Bacias Hidrográficas. O planejamento territorial perpassa pelas decisões coletivas e demanda o aprofundamento da divulgação dos estudos realizados com foco nos recursos hídricos, dos componentes naturais e sociais e de todos os elementos determinantes do desenvolvimento sustentável.

Nesse contexto, esse evento oportunizou importantes discussões e debates acerca dos seguintes eixos temáticos: Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas, Desenvolvimento Sustentável: subsídios e propostas para a água, Bacias Hidrográficas como categorias de Análise e Gestão Territorial, Segurança Hídrica e Legislação Ambiental, Tecnologias Sociais na Gestão das Águas, Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Comitês de Bacias Hidrográficas e Gestão Participativa.

A presente publicação é produto dos resumos apresentados no Evento e traz fundamentais contribuições sobre os temas que alicerçaram o desenvolvimento do Evento. Assim esse material representa um importante marco para a Gestão dos Recursos Hídricos nos contextos nacional e internacional, em especial para a Amazônia.

 Comissão Organizadora do VII WPDSBH

Publicado: 2020-05-25

Edição completa