O ENSINO DE GEOGRAFIA: O CONHECIMENTO PRÉVIO E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES, UM ESTUDO REFLEXIVO NAS SÉRIES INICIAIS

  • Alcirene Maria da Silva Cursino
  • Matheus Ferreira da Cunha

Resumo

A pesquisa buscou compreender o desenvolvimento do Ensino de Geografia fazendo uma comparação entre as estratégias de ensino utilizadas em sala de aula considerando o conhecimento prévio dos alunos e os conteúdos que são trabalhados pelos professores nas séries iniciais para entender como esses novos saberes são construídos. A verificação partiu da análise da forma como os conteúdos de Geografia foram trabalhados em cada série tendo como base de apoio a aprendizagem significativa. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal no município de Iranduba que atende alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Os resultados obtidos apontaram que os professores das séries iniciais não trabalham os conteúdos de geografia tendo como referência os conhecimentos prévios dos discentes, desse modo não proporcionam a aprendizagem significativa aos alunos. Para tentar contribuir para o ensino de geografia neste cenário, foi proposta a elaboração de sugestões metodológicas para os professores trabalharem os conteúdos de geografia através de portfólios de ensino para cada série, pois essa metodologia contribuirá no sentido de valorizar o conhecimento prévio, como evidenciar a construção de novos saberes no ensino de geografia.

Publicado
2021-12-31
Como Citar
CURSINO, Alcirene Maria da Silva; CUNHA, Matheus Ferreira da. O ENSINO DE GEOGRAFIA: O CONHECIMENTO PRÉVIO E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES, UM ESTUDO REFLEXIVO NAS SÉRIES INICIAIS. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 8, p. 128 - 138, dez. 2021. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/2415>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Relato de Experiência