As máscaras de uma existência em corpo e poesia

Autores/as

  • Francisca de Lourdes Souza Louro Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Amazonas | Universidade de Coimbra http://orcid.org/0000-0001-8050-8784

DOI:

https://doi.org/10.59666/fiosdeletras.v2i04.4420

Palabras clave:

Máscaras, Poesia, Sentido poético, Mitos, Imaginação

Resumen

O livro O corpo em poesia de Kenedi Azevedo, publicado pela Editora Letra Capital em (2017) traz na página dez a “advertência” em forma de poesia, onde está a proposta: “Ergo minha fortaleza em corpo / Murros serão dados no portão / Se o leitor adentrar a passagem / Descobrirá ruínas da mente”. Depois, o autor faz a divisão dos blocos poéticos “Dos solares” com quinze poesias, “Dos Lunares” composto de vinte outros poemas, “Dos amantes” com três e por último “Da poesia” com mais três poesias e diga-se que estão todas bem marcadas e nominadas. Na obra de Saint-Victor, As duas máscaras (2003) conferimos que o teatro tem duas máscaras, a que chora e a que ri, frequentemente separadas, alguma vezes unidas. Conferi, e percebi as várias máscaras na poética de Kenedi, e isso me inquietou, graças à inquietação humana, ocupo-me neste fazer bisbilhoteiro de comentar, sobre este aspecto, na lírica de representações desta obra que muito intui o leitor astuto. Encontrei, no sentido profundo e inquieto, ingênuo, divino e infantil ao mesmo tempo, dos velhos mitos surgidos da imaginação primitiva com muita inovação.

Biografía del autor/a

Francisca de Lourdes Souza Louro, Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Amazonas | Universidade de Coimbra

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1996). Especialista em Literatura Brasileira Moderna e Pós-Moderna (2005). Mestre e Doutora em Poética e Hermenêutica pela Universidade de Coimbra em 2012. É professora concursada pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Amazonas. Atua no Magistério Superior, desde 1997, ministrando as disciplinas de Língua Portuguesa, Teoria Literária, Estudos Literários e Filosóficos, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Amazonense, Literatura Infanto-Juvenil, Cultura Brasileira e Cultura Amazônica. Membro Colaborador da I & D - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos sediado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a partir de dezembro de 2009. Membro do Centro de Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas na área de Literatura- UFAM. Atualmente é Professora na Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa - GEPELIP. Pós-Doutorado na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, sob a Orientação do Doutor José Aldemir de Oliveira, Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia _ NEPECAP. Atualmente, faz parte do Grupo de Estudos Semióticos - GES- da Universidade Estadual do Amazonas - UEA. Comissão Editorial da Revista Mesopotâmia - revista Amazônica de Estudos Linguísticos e Literários, periódicos semestral do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas _UFAM

Citas

AZEVEDO, Kenedi. O corpo em poesia. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. J. Guinsburg. São Paulo. Editora Perspectiva S.A, 1987

JAERGER, Werner. Paidéia. A formação do Homem Grego. Trad. Artur M. Parreira. Martins Fontes, São Paulo, 2003.

MOISÉS, Carlos Filipe. O poema e as máscaras. Livraria Almedina. Coimbra, 1981.

REALE, Giovanni. Introdução a Aristóteles. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro : Contraponto, 2012.

REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina. Dicionário de Narratologia. 7 ed. Reimp. - (Manuais Universitários) Coimbra, LDA, 2011.

RICOEUR, Paul. Percurso do Reconhecimento. Trad. Nicolás Nyimi Campanário. Edições Loyola São Paulo, 2006.

SAINT-VICTOR, Paul de. As duas máscaras. Tragédia – Comédia. Trad. Gilson César Cardoso de Souza. Livraria Editora Germape Ltda. São Paulo, 2003.

ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Literatura. Trad. Jerusa Pires Ferreira, Suely Fenerich. São Paulo, EDUC, 2000.

Publicado

2025-07-06