Preposição: um estudo comparativo de gramáticas latinas e de língua portuguesa

Preposition: a comparative study of latin and portuguese grammar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.59666/fiosdeletras.v2i04.4273

Palabras clave:

Gramática, Língua Portuguesa, Língua Latina, Preposição

Resumen

O presente artigo tem por objetivo analisar gramáticas de língua portuguesa e latina, com a finalidade de proporcionar um estudo comparativo a respeito da classe de palavra das preposições e seu uso, tanto em uma língua quanto em outra, para que possamos estabelecer relações de proximidades e afastamento em sua evolução para a língua portuguesa do Brasil. Para isso, usou-se o método de pesquisa bibliográfica, em que se buscou por teóricos que já estudaram o tema com contribuições em livros, artigos e teses, e posteriormente a análise das gramáticas propostas por esse trabalho, a saber, a Gramática descritiva do português brasileiro (Perini, 2016); Gramática normativa da língua portuguesa (Lima, 2011); Gramática histórica da língua portuguesa (Said Ali, 1964) e A arte maior e arte menor de Donato (Dezotti, 2011).

Biografía del autor/a

Maria Ozana Lima de Arruda, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora (2023) e mestra (2019) em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo - USP e graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é Docente do Curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Tefé - UEA. Atua como Editora-chefe da Revista Fios de Letras (CEST/UEA). Membro dos Grupos de pesquisa Imagens da Antiguidade Clássica - IAC (USP), Proaera (UFRJ) e Latinitates (UEA). Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) da qual foi Secretária-adjunta da Diretoria biênio 2022-2023. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Latina, Elegia e Propércio.

Lídia de Araújo Lopes, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Letras - Português pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Citas

CAVALHEIRO, C. E. D. B. Reaprendendo o Português: gramática, redação e literatura. Belo Horizonte: Cedic, 2010.
CEGALLA, D. P. Novissima Gramática da Língua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Conpanhia Editora Nacional, 2008.
CUNHA, C.; CINTRA, L. nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.
DEZOTTI, L. C. Arte menor e arte maior de Donato: tradução, anotação e estudo introdutório. São Paulo: (dissertação de mestrado) Universidade de São Paulo, 2011.
JUNIOR, E. D. Preposições do português brasileiro: um estudo frequencial. Curitiba: (Dissertação de Mestrado) Universidade Federal do Paraná, 2002.
LIMA, C. H. D. R. Gramática normativa da língua portuguesa. 49. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.
MARIUS PLOTIUS. Grammatici Latini, VI. Scriptores artis metricae. Marius Victorinus, Maximus Victorinus, Caesius Bassus etc., ex recensione H. Keilii, Hildesheim 1961, p. 428-429.
MAXIMUS VICTORINUS. Grammatici Latini, VI. Scriptores artis metricae. Marius Victorinus, Maximus Victorinus, Caesius Bassus etc., ex recensione H. Keilii, Hildesheim 1961, p. 203-204.
PERINI, M. A. Gramática descritiva do português brasileiro. Petropólis: Vozes (coleção de linguística), 2016.
PINKSTER, H. On Latin adverbs. Amsterdam: Amsterdam Academic Archive, 2005.
SAID ALI, M. Gramática histórica da língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1964.

Publicado

2025-07-07