A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA REFERENTE ÀS ESCOLAS DO CAMPO EM CONTEXTO RIBEIRINHO

  • Eliomara Silva
  • Yasmin Santos
  • Yasmin Santos
  • Diohanna Souza
  • Simone Silva

Resumo

O presente trabalho reflete sobre as experiências viabilizadas pelo Programa Institucional de Extensão (PROGEX) e Projeto de Extensão de Produtividade em duas escolas do campo, em articulação com as disciplinas de História da Educação II e Epistemologia da Educação. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com auxílio das técnicas de observação e entrevista direcionada a professores, alunos, funcionários e acadêmicos. O interesse por esta temática emergiu nos encontros do projeto de extensão em que se percebeu a importância de um currículo que permita aos professores em formação o contato com a educação do campo na perspectiva de valorizar a pluralidade epistemológica das comunidades amazônicas ribeirinhas. Em função da necessidade de a comunidade acadêmica conhecer outros espaços educacionais com particularidades específicas, desenvolveu-se atividades nas comunidades ribeirinhas, a fim de exercitar práticas e metodologias educacionais que atendam as peculiaridades da escola do campo em contexto ribeirinho correspondendo ao interesse de um currículo adequado à realidade do campo. O estudo descreve a importância de priorizar e compreender na prática as perspectivas dos sujeitos da escola, a materialização do currículo, destacar um perfil de professores em formação engajados a fortalecer a identidade da educação do campo. Discorre sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como possibilidade de aprimorar a qualidade na construção dos saberes, e proporcionar uma equidade na educação que reconhece a diversidade cultural existente nos sabres locais e saberes globais. O estudo parte da perspectiva de uma Educação do Campo que valorize a realidade dos sujeitos, em articulação com contextos mais amplos. O estudo evidenciou que mesmo com a legislação vigente a Educação do Campo ainda é precária, principalmente quanto à formação dos professores.

Publicado
2021-09-03
Como Citar
SILVA, Eliomara et al. A PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA REFERENTE ÀS ESCOLAS DO CAMPO EM CONTEXTO RIBEIRINHO. Extensão em Revista, [S.l.], n. 7, set. 2021. ISSN 2525-5347. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2286>. Acesso em: 23 set. 2021.
Edição
Seção
Artigos