VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DE VÁRZEAS

  • Jackson Santos
  • Simone Silva

Resumo

O presente trabalho reflete sobre a importância de propiciar vivências e experiências com a Educação do Campo em contexto ribeirinho aos acadêmicos em seu processo formativo como possibilidade de contribuir para a construção de sua identidade docente, ancorada em uma formação docente sólida e rica em conhecimentos que permitam compreensão desta realidade. Possibilitar aos futuros docentes este contato corrobora para a compreensão de que as escolas ribeirinhas têm suas particularidades, as quais exigem metodologias e práticas pedagógicas articuladas a esta realidade. O trabalho se baseia em autores como Arroyo (1999), Hage e Antunes-Rocha (2010), Vasconcelos (2010) e Silva (2017). A motivação para a realização deste trabalho emerge de reflexões tecidas por meio do Projeto de Extensão “Práticas socioeducativas em Escolas Ribeirinhas Multisseriadas: desafios para a formação docente na Amazônia”, do Projeto de Produtividade e ainda a atividades de ensino e pesquisas promovidas pelo Curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Parintins da Universidade do Estado do Amazonas. Para melhor compreensão, foram realizadas visitas a duas escolas municipais localizadas em área de várzea do Município de Parintins. O trabalho evidencia o quanto que as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas são satisfatórias tanto para o acadêmico quanto para o corpo estudantil e docente das escolas que os recebem, por possibilitarem a partilha de conhecimentos e experiências entre acadêmicos e os alunos e professores das escolas, além do que o acadêmico obtém uma visão mais próxima da realidade da educação ribeirinha. O trabalho conclui que as vivências e experiências possibilitadas aos acadêmicos em seu processo formativo por meio de práticas pedagógicas em escolas ribeirinhas corroboram significativamente para a sua compreensão, como futuro educador, das realidades e valorização das identidades culturais e sociais das escolas ribeirinhas.

Publicado
2021-09-03
Como Citar
SANTOS, Jackson; SILVA, Simone. VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS RIBEIRINHAS DE VÁRZEAS. Extensão em Revista, [S.l.], n. 7, set. 2021. ISSN 2525-5347. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2288>. Acesso em: 23 set. 2021.
Edição
Seção
Artigos