O CLUBE DAS MANAS DE COARI: UMA EXPERIÊNCIA DE METODOLOGIA CRIATIVA DE LEITURA

  • Cristina Costa do Nascimento UEA
  • Rita de Cassia Fraga Machado UEA

Resumo

O presente artigo traz a experiência com as metodologias criadas durante o projeto de extensão “O clube das manas de Coari”, destacando a importância para o incentivo da leitura, e tratando-se de um relato reflexivo. É sabido que a leitura é essencial para que ampliemos o nosso campo de visão e saibamos lidar com as situações adversas do dia a dia. O projeto em questão, que trata da temática de gênero, quebra muitos tabus e traz à tona sentimentos e esclarecimentos que, em sua maioria, são considerados incompreensíveis pelo público em geral. E, somente através da leitura, se obtém uma explicação significativa, possibilitando, assim, a sua resolução e interpretação. Para isso, é importante criar metodologias que incentivem a leitura, tornando-a mais fácil, leve e prazerosa, despertando a vontade de ler. Através das metodologias criadas no processo do clube, tornou-se mais fácil e prática a leitura, abrindo a possibilidade de melhor compreensão, o que trouxe segurança para as rodas de conversas promovidas no clube. Tais ações levaram sempre em consideração as opiniões e sugestões dos participantes, visto que tudo foi pensado para trazer melhorias para o seu processo de leitura e interpretação, promovendo a liberdade de expressão e autonomia. A metodologia adotada foi o relato de experiência, usando a pesquisa bibliográfica à luz dos pressupostos pedagógicos de Freire (2008) e Saviani (2009), numa abordagem qualitativa. Em linhas gerais, constatou-se que a diversificação de metodologias na promoção da leitura reflexiva é fundamental para construção de autonomias.

Publicado
2020-08-19
Como Citar
NASCIMENTO, Cristina Costa do; MACHADO, Rita de Cassia Fraga. O CLUBE DAS MANAS DE COARI: UMA EXPERIÊNCIA DE METODOLOGIA CRIATIVA DE LEITURA. Extensão em Revista, [S.l.], n. 5, p. 34-41, ago. 2020. ISSN 2525-5347. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1858>. Acesso em: 30 set. 2020.
Edição
Seção
Artigos