MÚSICA E TECNOLOGIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ARTES

  • Luciana Pereira da Costa e Silva
  • Francisco Carneiro Filho
  • Raquel Maia Mattos

Resumo

Este relato de experiência apresenta a ação educativa de musicalização desenvolvida na Escola Municipal Vicente de Paula na cidade de Manaus/AM em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Subprojeto Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas PIBID/UFAM. Toda a ação foi sistematizada em três eixos norteadores baseados na Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa: o fazer artístico, leitura da imagem e a contextualização, e iniciou com a construção de instrumentos musicais onde todo o processo criativo evidenciou o fazer artístico que foi registrado e apresentado em forma de animação. A exposição e apreciação dos trabalhos produzidos geraram um momento de fruição. A ação educativa se apresentou significativa por abranger o aprendizado dos estudantes, a formação inicial dos graduandos de Artes e a formação continuada dos professores, considerando que estes, se tornaram protagonistas do seu processo de ensino aprendizagem, umas das metas da proposta de Formação Continuada de Arte desenvolvida pela Divisão do Desenvolvimento Profissional do Magistério/SEMED em parceria com o Polo Arte na Escola/UEA.
Palavras-chave: Artes. Instrumentos musicais. Educação.

Publicado
2019-03-21
Como Citar
PEREIRA DA COSTA E SILVA, Luciana; CARNEIRO FILHO, Francisco; MAIA MATTOS, Raquel. MÚSICA E TECNOLOGIA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ARTES. Extensão em Revista, [S.l.], p. 14-19, mar. 2019. ISSN 2525-5347. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1369>. Acesso em: 22 ago. 2019.