"VOCÊ OUVE A RÁDIO YANDÊ, A RÁDIO DE TODOS NÓS"

A construção de uma etnomídia indígena cidadã

Authors

  • Alberto Efendy Maldonado PPGCC- UNISINOS
  • Anápuàka Muniz Tupinambá Hã Hã Hãe Faculdade Católica Paulista
  • Raquel Gomes Carneiro Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS – São Leopoldo/RS.

DOI:

https://doi.org/10.59666/cc-ppgich.v0i17.2535

Abstract

A proposta em decurso apresenta a etnomídia indígena elaborada pela Rádio Yandê, autointitulada “a primeira web rádio indígena do Brasil”, como hipótese de uma comunicação mais humana, comunitária, inclusiva e democratizante ao promover o diálogo e a escuta de seres, valores, narrativas e saberes de culturas ancestrais. Nosso objetivo é o de apresentar um recorte de nossa investigação de Mestrado ao refletir como os sujeitos comunicacionais indígenas tecem seus processos e fluxos etnocomunicacionais, reconfigurando suas identidades étnicas ao elaborar e fomentar um território comunicacional de informação e resistência no exercício de uma cidadania comunicativa. A partir de uma mirada transmetodológica, elaboramos processos e consideramos dimensões que acolhem e trabalham imbricações sociopolíticas, culturais e antropológicas do meio web rádio pensado por sujeitos comunicacionais indígenas, que são multidimensionais e que geram ambiências de encontros comunicacionais e interculturais. Nossa artesania final nos permite concluir que a etnomídia indígena e os processos etnocomunicacionais da Rádio Yandê fortalecem uma proposta de comunicação popular alter/nativa aos modos dominantesA proposta em decurso apresenta a etnomídia indígena elaborada pela Rádio Yandê, autointitulada “a primeira web rádio indígena do Brasil”, como hipótese de uma comunicação mais humana, comunitária, inclusiva e democratizante ao promover o diálogo e a escuta de seres, valores, narrativas e saberes de culturas ancestrais. Nosso objetivo é o de apresentar um recorte de nossa investigação de Mestrado ao refletir como os sujeitos comunicacionais indígenas tecem seus processos e fluxos etnocomunicacionais, reconfigurando suas identidades étnicas ao elaborar e fomentar um território comunicacional de informação e resistência no exercício de uma cidadania comunicativa. A partir de uma mirada transmetodológica, elaboramos processos e consideramos dimensões que acolhem e trabalham imbricações sociopolíticas, culturais e antropológicas do meio web rádio pensado por sujeitos comunicacionais indígenas, que são multidimensionais e que geram ambiências de encontros comunicacionais e interculturais. Nossa artesania final nos permite concluir que a etnomídia indígena e os processos etnocomunicacionais da Rádio Yandê fortalecem uma proposta de comunicação popular alter/nativa aos modos dominantes de desenvolvimento e de conhecimento, liberta de paradigmas estrangeiros e coloniais. Abre caminhos para apreendermos de uma comunicação indígena contemporânea, que luta pela autonomia de expressão no direito à informação produzida e veiculada por e para indígenas e não indígenas.

Author Biographies

Alberto Efendy Maldonado, PPGCC- UNISINOS

Professor Titular/Pesquisador do PPGCC – UNISINOS; coordenador do GP PROCESSOCOM e da Rede AMLAT. Autor de pesquisas de referência sobre problemáticas epistemológicas, metodológicas, teóricas e de processos comunicacionais na América Latina. ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-5704-4544>.

Anápuàka Muniz Tupinambá Hã Hã Hãe, Faculdade Católica Paulista

Estudante de Jornalismo da Faculdade Católica Paulista, etnocomunicador, fundador e produtor executivo da Rádio Yandê, Casa Yandê, Prêmio da Música Indígena Contemporânea – Yby Festival, Yby MANI, especialista em HiperMuseus, RedSkin Money. ORCID: <https://orcid.org/0000-0001-9169-6311>. E-mail: anapuakamuniztupinamba@gmail.com.

Raquel Gomes Carneiro, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS – São Leopoldo/RS.

Mestre e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS – São Leopoldo/RS. Linha de Pesquisa 3 – Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação. Membro do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM, integrante da Rede AMLAT. ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-4755-4532>. E-mail: raquel.gomes.carneiro@gmail.com.

Published

2021-12-31