NA LOUSA UM FILME: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO CINEMATOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

  • Antonio Ismael Lopes de Sousa UEMASUL
  • Lilian Castelo Branco de Lima UEMASUL
  • Mahalla Stephany Feitosa Aguiar SEMED - Imperatriz (MA)

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão integrativa de literatura científica em pesquisas realizadas sobre o letramento cinematográfico na educação brasileira. Para tanto, buscamos artigos,
dissertações e teses sobre o tema nos bancos de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO), dos Periódicos CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no mês de julho/2020. A pesquisa retornou 25 (vinte e cinco) estudos distintos, escritos em Língua Portuguesa, sendo 14 (quatorze) relacionados aos descritores “Multiletramentos e Educação”, 09 (nove) referentes aos descritores “Letramento e Cinematográfico” e 02 (dois) com ocorrência duplicada em ambos os descritores. A análise dos estudos permitiu identificar que há significativos esforços no sentido de lançar luz sobre a importância do conhecimento que vai do fazer cinematográfico até sua fruição estética.

Publicado
2021-06-16
Como Citar
SOUSA, Antonio Ismael Lopes de; LIMA, Lilian Castelo Branco de; AGUIAR, Mahalla Stephany Feitosa. NA LOUSA UM FILME: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE EXPERIÊNCIAS DE LETRAMENTO CINEMATOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 16, p. 251 - 274, jun. 2021. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/2177>. Acesso em: 25 abr. 2024.