EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM A PRODUÇÃO DE FANFICS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo de revisão integrativa acerca do uso pedagógico do gênero fanfiction. Ancorada nas postulações do Interacionismo Sociodiscursivo, a pesquisa teve como objetivo sistematizar as contribuições da atividade de produção de fanfictions para o aprimoramento da escrita de alunos inseridos no Ensino Fundamental. Nesse sentido, procedeu-se uma análise qualitativa dos dados provindos de um conjunto de dissertações de mestrado desenvolvidas no âmbito de programas de pós- graduação da área de Letras/Português, com foco em práticas de professores do Ensino Fundamental. Esses estudos estão disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). As análises evidenciaram que o uso pedagógico das fanfics teve boa repercussão no desenvolvimento dos alunos, os quais apresentaram melhoria na produção textual. Verificou-se ainda que, em todas as intervenções descritas, os professores investiram em atividades que incentivam a interação e a colaboração entre os alunos, situando a prática de produção de textos em uma situação real de comunicação.