EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM A PRODUÇÃO DE FANFICS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

  • Maria Bethânia dos Santos Almeida SEDUC-PI
  • Shirlei Marly Alves UESPI

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo de revisão integrativa acerca do uso pedagógico do gênero fanfiction. Ancorada nas postulações do Interacionismo Sociodiscursivo, a pesquisa teve como objetivo sistematizar as contribuições da atividade de produção de fanfictions para o aprimoramento da escrita de alunos inseridos no Ensino Fundamental. Nesse sentido, procedeu-se uma análise qualitativa dos dados provindos de um conjunto de dissertações de mestrado desenvolvidas no âmbito de programas de pós- graduação da área de Letras/Português, com foco em práticas de professores do Ensino Fundamental. Esses estudos estão disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). As análises evidenciaram que o uso pedagógico das fanfics teve boa repercussão no desenvolvimento dos alunos, os quais apresentaram melhoria na produção textual. Verificou-se ainda que, em todas as intervenções descritas, os professores investiram em atividades que incentivam a interação e a colaboração entre os alunos, situando a prática de produção de textos em uma situação real de comunicação.

Publicado
2021-06-16
Como Citar
ALMEIDA, Maria Bethânia dos Santos; ALVES, Shirlei Marly. EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM A PRODUÇÃO DE FANFICS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 16, p. 229 - 250, jun. 2021. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/2176>. Acesso em: 20 abr. 2024.