USOS DA LINGUAGEM E GÊNEROS TEXTUAIS NA PRÁTICA DOCENTE: INSERÇÃO DOS MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES COM APOIO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

  • Hydelvídia Cavalcante de Oliveira Corrêa UFAM

Resumo

Usos da linguagem, interação social, competência discursiva, gêneros textuais, múltiplos letramentos, tecnologias educacionais e análise de recursos multimodais se tornaram os pressupostos para o ensino de línguas na contemporaneidade. Inserido na área de estudos da Linguística Aplicada, este artigo, de natureza qualitativa interpretativista, tem por objetivo analisar os porquês da importância dos usos da linguagem, da interação social e dos gêneros textuais com a inserção das tecnologias educacionais, dos multiletramentos e recursos multimodais na prática docente nas aulas de Língua Portuguesa. Caraterizado como resultante de uma pesquisa com base em fontes bibliográficas, o artigo fundamenta-se nos princípios teóricos de Bakhtin (2006 [1979]), Coscarelli e Ribeiro (2017), Kersch, Coscarelli e Cani (2016), Rojo e Barbosa (2015), Street (2014), Rojo (2013, 2012), Marcuschi (2010),Vieira e Rocha (2007), Kalantzis e Cope (2006) e outros. As conclusões mostram que, no processo de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa, os professores devem ter ciência de que os usos da linguagem, por meio dos gêneros textuais, concorrem para o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos que, na contemporaneidade, requer uma prática docente e discente voltada para os multiletramentos com a inserção das multimodalidades e do emprego das tecnologias educacionais.

Publicado
2021-06-16
Como Citar
CORRÊA, Hydelvídia Cavalcante de Oliveira. USOS DA LINGUAGEM E GÊNEROS TEXTUAIS NA PRÁTICA DOCENTE: INSERÇÃO DOS MULTILETRAMENTOS E MULTIMODALIDADES COM APOIO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 16, p. 164 - 184, jun. 2021. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/2171>. Acesso em: 27 abr. 2024.