GÊNERO NOTÍCIA DIGITAL NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA

  • Ida Maria Marins Universidade Federal do Pampa
  • Antonella Romina Savia Vidales Universidade Federal de Pelotas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica para trabalhar o gênero notícia digital, por meio das Sequências Didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004[2010]). Essa metodologia aponta a necessidade de um trabalho para o ensino/aprendizagem da língua de forma organizada, seguindo alguns passos: apresentação da situação, produção inicial, módulos e produção final. É uma proposta que, embora não tenha sido aplicada, visa auxiliar os professores de língua nas suas atividades de ensino com gêneros que circulam nos meios digitais, haja vista a BNCC (2017) elencar a  importância na abordagem dos gêneros textuais da esfera jornalístico-midiática, para a promoção das aprendizagens junto às novas tecnologias.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão/RS. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pelotas e Doutoranda do Programa do Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas.

Publicado
2021-06-16
Como Citar
MARINS, Ida Maria; VIDALES, Antonella Romina Savia. GÊNERO NOTÍCIA DIGITAL NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 16, p. 95 - 110, jun. 2021. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/2036>. Acesso em: 28 mar. 2024.