TEATRO, MUSICAL E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA / Theater, Musical and Experimental Activities: Alternative Methods for Chemistry Teaching
Resumo
Atualmente ensinar química vem sendo um desafio constante enfrentado pelos professores, e uma das razões está relacionado com a desmotivação e o desinteresse dos alunos por esta ciência. Uma tentativa de superar “a apatia” pela química e promover um ensino significativo é a diversificação no uso dos recursos didáticos. Neste estudo, utilizaram-se mediadores do processo ensino-aprendizagem, tais como o teatro, paródias e aulas experimentais objetivando superar o ensino tradicional de química. Para tanto, as metodologias utilizadas como fonte de intervenção, para educandos de duas turmas de nono ano do ensino fundamental, escola esta, parceira do PIBID da Universidade Estadual do Piauí. Os resultados foram analisados através de questionários aplicados aos alunos, nos quais mostraram que houve uma melhoria expressiva no rendimento de aprendizagem, bem como no desenvolvimento de habilidades de questões pessoais como trabalho em grupo e expressividade em público dos educandos. Pôde-se constatar que as dificuldades em aprender assuntos voltados para química puderam ser superadas pela inserção das metodologias alternativas.