TEATRO, MUSICAL E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA / Theater, Musical and Experimental Activities: Alternative Methods for Chemistry Teaching

  • Laiane de Andrade
  • Naiana Pontes
  • Antonio de Oliveira
  • Valdiléia Uchôa

Resumo

Atualmente ensinar química vem sendo um desafio constante enfrentado pelos professores, e uma das razões está relacionado com a desmotivação e o desinteresse dos alunos por esta ciência. Uma tentativa de superar “a apatia” pela química e promover um ensino significativo é a diversificação no uso dos recursos didáticos. Neste estudo, utilizaram-se mediadores do processo ensino-aprendizagem, tais como o teatro, paródias e aulas experimentais objetivando superar o ensino tradicional de química. Para tanto, as metodologias utilizadas como fonte de intervenção, para educandos de duas turmas de nono ano do ensino fundamental, escola esta, parceira do PIBID da Universidade Estadual do Piauí. Os resultados foram analisados através de questionários aplicados aos alunos, nos quais mostraram que houve uma melhoria expressiva no rendimento de aprendizagem, bem como no desenvolvimento de habilidades de questões pessoais como trabalho em grupo e expressividade em público dos educandos. Pôde-se constatar que as dificuldades em aprender assuntos voltados para química puderam ser superadas pela inserção das metodologias alternativas.

Publicado
2017-05-08
Como Citar
DE ANDRADE, Laiane et al. TEATRO, MUSICAL E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA / Theater, Musical and Experimental Activities: Alternative Methods for Chemistry Teaching. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 9, n. 18, p. 130-143, maio 2017. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/202>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos