O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO CARTA MARÍTIMA DE NAVEGAÇÃO

TRAVESSIAS INCLUSIVAS NUMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM MANAUS

  • Angelica Karlla Marques Dias Secretaria Municipal de Educação
  • Regina Célia Moraes Vieira

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o papel do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento orientador e dinâmico na construção de práticas inclusivas, na perspectiva da educação especial numa escola do Ensino Fundamental de Manaus, tomando como fio condutor a metáfora de uma carta marítima como guia de navegação, fazendo alusão assim do PPP como documento condutor da Organização do Trabalho Pedagógico. Analisa-se como o PPP pode ser ressignificado como ferramenta viva, fundamental para que a escola se reconheça, trace rotas e enfrente os desafios do processo de inclusão. O referencial teórico baseia-se em Ilma Passos Veiga, Edgar Morin, Marli André e autores do campo da formação docente, da educação inclusiva e do cotidiano. O artigo está organizado em três momentos: planejamento da rota, navegação e análise à luz da teoria da complexidade.

Publicado
2025-10-02
Como Citar
DIAS, Angelica Karlla Marques; VIEIRA, Regina Célia Moraes. O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO CARTA MARÍTIMA DE NAVEGAÇÃO. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 7, out. 2025. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/4639>. Acesso em: 10 nov. 2025. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i7.4639.

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