O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO COMO CARTA MARÍTIMA DE NAVEGAÇÃO
TRAVESSIAS INCLUSIVAS NUMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL I EM MANAUS
Resumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o papel do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento orientador e dinâmico na construção de práticas inclusivas, na perspectiva da educação especial numa escola do Ensino Fundamental de Manaus, tomando como fio condutor a metáfora de uma carta marítima como guia de navegação, fazendo alusão assim do PPP como documento condutor da Organização do Trabalho Pedagógico. Analisa-se como o PPP pode ser ressignificado como ferramenta viva, fundamental para que a escola se reconheça, trace rotas e enfrente os desafios do processo de inclusão. O referencial teórico baseia-se em Ilma Passos Veiga, Edgar Morin, Marli André e autores do campo da formação docente, da educação inclusiva e do cotidiano. O artigo está organizado em três momentos: planejamento da rota, navegação e análise à luz da teoria da complexidade.