ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM TEMPO DE PANDEMIA E AULAS REMOTAS: O QUE FIZERAM OS PROFESSORES?

  • Nilza da Costa Rodrigues
  • Regina Célia Moraes Vieira
  • Angélica Karlla Marques Dias

Resumo

Este artigo enfatiza o que os professores da Escola Municipal Dr. Aristófanes Bezerra de Castro fizeram no tempo da pandemia, conforme as vivências e experiências de seus trabalhos com a alfabetização no contexto de suspensão de aulas presenciais, e, também, durante a realização de aulas remotas devido à pandemia de Covid-19. Trazemos, aqui, um pouco do que realmente presenciamos durante esse período e do como foi difícil alfabetizar os educandos em situações precárias de acesso à internet e de sobrevivência. Sabemos da importância da alfabetização para a criança e da complexidade que envolve o processo de ensino-aprendizagem referente ao sistema notacional, ainda mais quando se é necessário que a alfabetização aconteça em meio a um distanciamento social pelo qual o nosso país vivenciou. Por meio de dados coletados, percebi que não foi uma tarefa fácil para os professores, alunos e familiares e que essa nova realidade exigiu muitas adaptações. Compreendemos, durante este período difícil de aulas remotas, que a parceria entre escola e família foi fundamental.

Publicado
2024-05-02
Como Citar
RODRIGUES, Nilza da Costa; VIEIRA, Regina Célia Moraes; DIAS, Angélica Karlla Marques. ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM TEMPO DE PANDEMIA E AULAS REMOTAS: O QUE FIZERAM OS PROFESSORES?. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 89 - 90, maio 2024. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3516>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3516.

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