FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO A PARTIR DO CHÃO DA ESCOLA

  • Shirliane Liborio
  • Regina Célia Moraes Vieira
  • Angélica Karlla Marques Dias

Resumo

O presente artigo tem como finalidade auxiliar na reflexão do professor sobre a importância da formação em serviço como forma de capacitação docente que poderá ajudá-lo a enfrentar problemas comuns a todos que dela fazem parte, com maior segurança e competência. Este trabalho aborda a formação de professores em serviço a partir da abordagem histórica (com uma pequena sequência de eventos descrevendo como a formação foi aplicada na educação brasileira), a partir da abordagem da escola (Qual a importância da mesma para a continuidade dos cursos de formação?), os cursos e os projetos de formação continuada, apresentando aspectos sobre cada uma delas e uma discussão sobre as perspectivas para a formação em serviço para os docentes e o ponto de vista do próprio professor, quais os desafios que ele tem que superar para realizar a formação adequadamente. Para a discussão, serão apresentadas questões sobre a concepção da formação de professores, tendo como base o apresentado por Colares et al. (1999), Salles (2002) e Almeida (2004), que percebem a formação em serviço como processo e abordam os determinantes sócio-históricos que envolvem a formação do professor.

Publicado
2024-05-02
Como Citar
LIBORIO, Shirliane; VIEIRA, Regina Célia Moraes; DIAS, Angélica Karlla Marques. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: AS CONTRIBUIÇÕES DO PROCESSO FORMATIVO A PARTIR DO CHÃO DA ESCOLA. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, p. 93 - 94, maio 2024. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3519>. Acesso em: 19 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3519.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##