PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO(OFS): ENSAIOS E ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Resumo
Este artigo nos oportuniza um aprendizado metodológico, ao longo de 12 anos de Oficinas de formação em serviço (OFS), em diferentes escolas do Município de Manaus. Experiências interdisciplinares e transdisciplinares estruturaram o que, hoje, podemos chamar de “metodologia bricoleur”, pensada a partir de um contexto de exigências escolares peculiares e específicas, para além do que conhecemos como metodologias possíveis em termos acadêmicos. Como pensantes desse enredo pedagógico e inovador, em termos de formação de professores, criamos possibilidades e estratégias de formação “situadas”, nem sempre planejadas previamente, mas que surgiram durante o desenvolvimento das atividades nas escolas. É com base nesse percurso de descobertas e ensaios metodológicos, que aqui descrevemos algumas de nossas experiências pedagógicas flexíveis e fluidas, com as quais atingimos, in loco, nossas metas formativas.