Alfabetização matemática: a dinâmica do aprendizado através da localização e movimentação espacial

  • Eglê Wanzeler UEA

Resumo

O estudo em questão foi realizado através de um relato de experiência baseado no Projeto de Aprendizagem, Alfabetização Matemática: A Dinâmica do aprendizado através da localização e movimentação espacial, desenvolvido através da parceria escola, SEMED/Manaus e UEA, através da Oficina de Formação em Serviço – OFS. Este trabalho teve como objetivo desenvolver atividades lúdicas e integradoras que enfatizaram a dinâmica do aprendizado através da localização e movimentação espacial, especificamente o ensino das relações e representações espaciais, contribuindo para a alfabetização matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Observou-se, com a pandemia, que muitos discentes da Escola Municipal Alternativa Padre Mauro Fancello apresentavam déficit de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento, nesse contexto, abordou-se a Matemática (ler e interpretar o conteúdo, cálculos e conceitos matemáticos, percepção e localização espacial, entre outros objetos de conhecimento) sendo importante para o ensino-aprendizagem e para o avanço cognitivo dos alunos. Após a realização do projeto, concluiu-se que os discentes melhoraram sua coordenação motora ampla e fina, noções de localização e movimentação espacial, lateralidade, esquerda, direita, frente etc. e ficaram mais concentrados e motivados, tendo melhorias em sua escrita e dentro do espaço preestabelecido.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
WANZELER, Eglê. Alfabetização matemática: a dinâmica do aprendizado através da localização e movimentação espacial. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3231>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3231.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 5 6 7 > >>