Cantigas de roda como instrumento de aprendizagem na educação infantil

  • Eglê Wanzeler UEA

Resumo

Este relato tem como objetivo descrever como foi escrito e realizado o projeto de aprendizagem Cantigas de Roda como instrumento de aprendizagem na educação infantil. O objetivo do projeto foi resgatar as cantigas de roda, utilizando o brincar como ponto de partida, enfatizando o desenvolvimento da corporeidade na educação infantil. A metodologia utilizada aconteceu por meio escutas sensíveis, rodas de conversas nos/dos/com/ os cotidianos escolares e etnografia. As atividades deste relato foram desenvolvidas na escola Municipal Alternativa Padre Mauro Fancello, Manaus-AM, com turmas de 1° período, com crianças com quatro anos. Como resultado da pesquisa, percebi que as cantigas de roda propiciaram maior desenvolvimento de concentração, atenção, ritmos, destrezas variadas, melhorias no desenvolvimento psicomotor, afetivo e cognitivo, além de tornar as crianças mais desinibidas melhorando sua autoestima.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
WANZELER, Eglê. Cantigas de roda como instrumento de aprendizagem na educação infantil. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3228>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3228.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 5 6 7 > >>