Ludicidade e jogos digitais: ferramentas facilitadoras no ensino da matemática

  • Eglê Wanzeler UEA

Resumo

Este relato é resultado das experiências pedagógicas vivenciadas, em uma escola municipal na cidade de Manaus – Amazonas, em que destaca a importância do lúdico e jogos digitais como instrumentos facilitadores no ensino da matemática. Fundamentou-se teoricamente em Falcão (2007), Almeida (1994), MorIn (2007), e Barbosa (2013). A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, optando-se por pesquisa-ação, de caráter etnográfico e escuta sensível como ação metodológica. A intervenção se deu pela implementação do Projeto de Aprendizagem, com objetivo de desenvolver atividades facilitadoras da aprendizagem de habilidades e competências lógica, estimulando a resolução de problemas e a construção do conhecimento de maneira prazerosa. Ao final, ficou clara a importante contribuição que o projeto propiciou para a comunidade escolar, em especial, para os discentes que foram protagonistas nesse processo, trazendo resultados positivos no ensino da disciplina de matemática, com o excelente método de inovação na práxis docente.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
WANZELER, Eglê. Ludicidade e jogos digitais: ferramentas facilitadoras no ensino da matemática. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3218>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3218.

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