Ludicidade e jogos digitais: ferramentas facilitadoras no ensino da matemática
Resumo
Este relato é resultado das experiências pedagógicas vivenciadas, em uma escola municipal na cidade de Manaus – Amazonas, em que destaca a importância do lúdico e jogos digitais como instrumentos facilitadores no ensino da matemática. Fundamentou-se teoricamente em Falcão (2007), Almeida (1994), MorIn (2007), e Barbosa (2013). A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, optando-se por pesquisa-ação, de caráter etnográfico e escuta sensível como ação metodológica. A intervenção se deu pela implementação do Projeto de Aprendizagem, com objetivo de desenvolver atividades facilitadoras da aprendizagem de habilidades e competências lógica, estimulando a resolução de problemas e a construção do conhecimento de maneira prazerosa. Ao final, ficou clara a importante contribuição que o projeto propiciou para a comunidade escolar, em especial, para os discentes que foram protagonistas nesse processo, trazendo resultados positivos no ensino da disciplina de matemática, com o excelente método de inovação na práxis docente.