O lúdico no processo do ensino das lendas brasileiras

  • Eglê Wanzeler UEA

Resumo

O artigo descreve a experiência formativa que foi desenvolvida na Escola Municipal Professora Lígia Mesquita Fialho, com a turma do 1º ano do ensino fundamental anos iniciais, localizada na zona Urbana da cidade de Manaus, no período de 2021 a 2023. Cujo objetivo é analisar a importância do lúdico no processo do ensino por meio das lendas brasileiras. As contribuições teórico-metodológicas, na perspectiva da prática docente, trouxeram conhecimentos atualizados e um novo olhar em relação ao ensino aprendizagem, além da reflexão sobre a prática do cotidiano escolar. Ao adotar uma abordagem interdisciplinar, destaca-se a importância de trabalhar o lúdico no aprendizado dos estudantes, e, assim, explorar o lúdico no aprendizado do ensino das lendas brasileiras, estimulando a imaginação, a criatividade e a reflexão. Desse modo, a experiência formativa desenvolvida na escola, despertou a curiosidade dos estudantes e a imaginação deles, por meio das lendas abordadas na sala de aula. Também ocorreu a parceria escola e família pois os pais e responsáveis compareceram ao ambiente escolar, para verem a apresentação dos estudantes na escola.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
WANZELER, Eglê. O lúdico no processo do ensino das lendas brasileiras. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3217>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3217.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 5 6 7 > >>