O processo de alfabetização e letramento com crianças do 1º ano dos anos iniciais

  • Eglê Wanzeler UEA

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência que foi desenvolvido na Escola Municipal Professora Lígia Mesquita Fialho, cujo objetivo é analisar o processo de alfabetização e letramento com crianças do 1º ano do ensino fundamental anos iniciais. Foi utilizada a metodologia de projetos, que foi estudada no decorrer do curso. Foram trabalhadas atividades com a participação de todos os estudantes no processo de ensino e aprendizagem, com métodos lúdicos e recursos audiovisuais para que o ensino se tornasse mais eficaz. A realidade que encontrei no início do ano letivo, ao fazer o diagnóstico da turma, foi a de estudantes que estavam em atraso de linguagem, o que comprometia os seus processos de adquirir vocabulários condizentes com sua idade; crianças falando muito errado, a ponto de eu não compreender, e com dificuldade para produzirem frases gramaticalmente organizadas, não conseguiam relatar histórias vividas no cotidiano, eu lia histórias e elas não conseguiam recontar, crianças que não conseguiam manter uma conversa com coerência. Enfim, além da linguagem verbal, as atividades favoreceram o desenvolvimento da linguagem corporal, e os estudantes perceberam que nos comunicamos com todo o nosso corpo e que todos esses recursos que temos são importantes para estabelecermos uma comunicação com o próximo e com o mundo que nos cerca.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
WANZELER, Eglê. O processo de alfabetização e letramento com crianças do 1º ano dos anos iniciais. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3216>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3216.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 5 6 7 > >>