Leitura e produção de rimas

  • Eglê Wanzeler UEA

Resumo

O presente relato de experiência formativa, desenvolvido no curso de Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente, refere-se a um relato de experiência formativa no ambiente escolar. Aborda a leitura e a produção de rimas em sala de aula, pequenos textos construídos pelos estudantes, em versos curtos, rimados, o que facilita a prática da oralidade, da leitura e da escrita. A forma de apresentação foi em consonância com o Projeto de Alimentação Saudável e Não Saudável, em que a criança se alfabetiza letrando, de forma contextualizada e interdisciplinar. Na estratégia metodológica, a produção de rimas foi efetuada em sala de aula; nesse sentido, foi proposto se introduzir o estudo do alfabeto, por meio de produção de rimas com os nomes das frutas, construir um pequeno livro com nomes de frutas, com o emprego de rimas em versos curtos, produzidos pelos estudantes. Concluise, considerando-se o foco principal do relato de experiência, direcionado qualitativamente para o ensino da leitura e da escrita, por meio do emprego de rimas, que é função do professor-educador criar, de forma positiva, condições para que os alunos sejam protagonistas de suas aprendizagens.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
WANZELER, Eglê. Leitura e produção de rimas. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3215>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3215.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 5 6 7 > >>