A ludicidade como estratégia para o desenvolvimento da leitura e escrita

  • Eglê Wanzeler UEA

Resumo

O presente relato de experiência formativa intitulado “A ludicidade como estratégia para o desenvolvimento da leitura e escrita” tem como objetivo estimular momentos lúdicos entre os estudantes para o desenvolvimento da leitura e escrita em sala de aula. Dessa forma, trabalhamos, com os estudantes da turma do 2º ano do ensino fundamental anos iniciais, do turno matutino, oportunidades lúdicas para facilitar o trabalho em sala de aula e para que a turma fosse capaz de superar as dificuldades com as experiências uns dos outros. Assim, essas atividades realizadas em sala ajudam aqueles estudantes que não têm, em casa, ajuda e incentivo pelos estudos. Essa atividade foi produtiva em relação ao acolhimento e valorização do sujeito aprendente. Portanto, a escola desempenha papel fundamental nos processos cultural e social dos estudantes. Aqueles que já sabiam ler e escrever interagiram com aqueles que apresentavam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. O tema escolhido foi pela necessidade de discutirmos essa problemática evidenciada durante a pesquisa de campo, pois a maioria dos estudantes chega à escola sem saber ler e escrever. Os jogos didáticos criados também ajudam esses estudantes a perceber que a escrita e a leitura não estão longe da sua realidade.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
WANZELER, Eglê. A ludicidade como estratégia para o desenvolvimento da leitura e escrita. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3214>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3214.

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