A psicomotricidade como ferramenta de ensino-aprendizagem em escolares dos anos iniciais

  • Eglê Wanzeler UEA

Resumo

O presente relato de experiencia formativa mostra, com embasamentos científicos, a importância da psicomotricidade nos escolares do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, na faixa etária de sete a 11 anos, com o objetivo de desenvolver a psicomotricidade como ferramenta no ensino-aprendizagem, ampliando o leque-motor dos escolares de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, tentando, assim, diminuir as dificuldades no processo ensinoaprendizagem desses escolares. O projeto desenvolvido foi embasado por diversos autores que desenvolvem o uso da psicomotricidade em escolares. Utilizamos ferramentas da psicomotricidade para desenvolver aspectos motores, afetivos e cognitivos em alunos do ensino fundamental de uma instituição municipal. O comportamento motor está ligado diretamente ao desenvolvimento de ensino e aprendizagem do aluno, enriquecendo, assim, o seu leque motor com habilidades simples e combinadas. O projeto foi desenvolvido com alunos do 4°ano do ensino fundamental, com aulas semanais, sendo elas desenvolvidas em aulas práticas e também em aulas teóricas, quando era passada, para os alunos, toda a parte teórica da educação física, a criação das modalidades esportivas, seus fundamentos e histórias, em forma de textos ou de atividades impressas.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
WANZELER, Eglê. A psicomotricidade como ferramenta de ensino-aprendizagem em escolares dos anos iniciais. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3210>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3210.

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