Semear educação por meio da disciplina de ciências

  • Eglê Wanzeler UEA

Resumo

O presente relato de experiência, é resultado das atividades experimentais do Curso de Especialização em “Gestão de Projetos e Formação Docente”, da Universidade do Estado do Amazonas. Tal experiência foi vivenciada no Projeto de Formação em Serviço, que se refere à disciplina Projetos de Aprendizagem – Execução e Avaliação. As atividades foram realizadas na turma do 3º ano, na Escola Municipal Professora Lígia Mesquita Fialho, que é uma escola de ensino fundamental anos iniciais. Assim, o objetivo fundante deste relato é conhecer, por meio da disciplina ciências da natureza, a existência de micro-organismo protozoário denominado plasmódio causador, que é o mosquito transmissor da doença malária que afeta a saúde dos estudantes da Escola Municipal Ligia Mesquita Fialho. A proposta pedagógica teve como objetivo demostrar, por meio da disciplina de ciências, que podemos descobrir algo diferente no cotidiano, além de estimular a curiosidade dos estudantes, identificando e conhecendo o agente etiológico, nesse caso, o protozoário denominado Plasmódio, causador da doença por malária. Por fim, os objetivos foram alcançados, pois esta pesquisa salienta a importância do ensino de ciências na educação dos estudantes dos anos iniciais.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
WANZELER, Eglê. Semear educação por meio da disciplina de ciências. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3209>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3209.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 5 6 7 > >>