Semear educação por meio da disciplina de ciências
Resumo
O presente relato de experiência, é resultado das atividades experimentais do Curso de Especialização em “Gestão de Projetos e Formação Docente”, da Universidade do Estado do Amazonas. Tal experiência foi vivenciada no Projeto de Formação em Serviço, que se refere à disciplina Projetos de Aprendizagem – Execução e Avaliação. As atividades foram realizadas na turma do 3º ano, na Escola Municipal Professora Lígia Mesquita Fialho, que é uma escola de ensino fundamental anos iniciais. Assim, o objetivo fundante deste relato é conhecer, por meio da disciplina ciências da natureza, a existência de micro-organismo protozoário denominado plasmódio causador, que é o mosquito transmissor da doença malária que afeta a saúde dos estudantes da Escola Municipal Ligia Mesquita Fialho. A proposta pedagógica teve como objetivo demostrar, por meio da disciplina de ciências, que podemos descobrir algo diferente no cotidiano, além de estimular a curiosidade dos estudantes, identificando e conhecendo o agente etiológico, nesse caso, o protozoário denominado Plasmódio, causador da doença por malária. Por fim, os objetivos foram alcançados, pois esta pesquisa salienta a importância do ensino de ciências na educação dos estudantes dos anos iniciais.