Formação continuada de professores/as: a práxis pedagógica no contexto amazônico
Resumo
O presente trabalho é um relato de experiência que evidencia aulas de Filosofia na Praça, a partir da Formação Continuada com um Projeto de Aprendizagem desenvolvido na trajetória formativa teórica/prática de um professor de Filosofia do interior do Amazonas em Nova Olinda do Norte. A Oficina de Formação em Serviço (OFS), é uma parceria Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) e a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) que no tripé ensino, pesquisa e extensão realizou a Pós-Graduação em Gestão de Projetos e Formação Docente, no chão da escola. Pelo viés filosófico, trazemos ao debate que a formação continuada dos/as professores/as precisa ser democratizada, e as universidades públicas necessitam ampliar investimentos na interiorização dos cursos de pós-graduação de modo a garantir o direito à formação continuada enquanto uma política pública educacional que visa a melhoria das práticas pedagógicas de ensino para o alcance aos melhores resultados no processo de ensino-aprendizado dentro e fora da escola. Sendo a educação, elo de conexão entre o saber científico, saber prático e experiências de cada sujeito, destacamos que a formação continuada para professores/as precisa da sala de aula, ou seja, o chão da escola para valorização do mosaico cultural coexistente no Amazonas. Concluímos com o princípio dialógico teórico/prático oferecido nos estudos proporcionados pela OFS, que transformou aulas de Filosofia do Ensino Médio em verdadeiras experiências filosóficas e cientificas a estudantes protagonistas do/no pensar/fazer crítico, político e filosófico. Sublinhamos que a Formação Continuada, especialmente a professores/as interioranos/as é uma experiência transdisciplinar que traz à baila múltiplos cotidianos escolares que se embrenham aos desafios para professores/as de lugares longínquos no Estado do Amazonas.