Experiências e desafios de uma professora em formação continuada na escola ribeirinha Dian Kelly

  • Eglê Wanzeler UEA

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral relatar a minha experiência pessoal como professora saindo da área urbana e realizou a formação continuada no curso de pósgraduação “Gestão de projetos e Formação docente” integrado ao Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação – LEPETE. As aulas da pós aconteceram na escola Municipal de Tempo Integral Professora Dian Kelly do Nascimento Mota está localizada na Comunidade do Abelha, Rio Negro, Tarumã Mirim, zona ribeirinha de Manaus. A Escola foi a sala de aula para especialização voltada para Gestão de projetos e formação docente, levando em consideração o cotidiano escolar e as vivências dos professores e estudantes. Durante todo o curso (2021-2023), fomos levados a refletir sobre o “eu professor/a” Quem eu sou? O que me torna professor/a? Foi uma experiência de viagem no tempo, que aprimorou habilidades docentes na realização de projetos para as turmas de educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental I, aprendendo novos saberes. O vai e vem no trecho urbano e área ribeirinha permitiu conhecer uma realidade do contexto educacional escola das águas e floresta. Uma realidade cheia de desafios amazônicos no fazer formação continuada/docência/ensino/aprendizagem, onde a educação do campo deve ser pensada em função das necessidades e peculiaridades que a vida escolar ribeirinha proporciona e ao decorrer do processo formativo foi relembrar alguns dos motivos que me levaram a ser professora, e, a escola ribeirinha foi este lugar de navegar/caminhar de esperança para a sustentabilidade e desenvolvimento das vidas de quem cuida e mora na floresta, nos mostrando que, apesar dos desafios e das dificuldades, a escola é compreendida como uma alternativa importante para tirar homens e mulheres da condição de oprimidos.

Publicado
2023-11-16
Como Citar
WANZELER, Eglê. Experiências e desafios de uma professora em formação continuada na escola ribeirinha Dian Kelly. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3190>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3190.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 5 6 7 > >>