Malhadeira do conhecimento: pescadores da leitura

  • Eglê Wanzeler UEA

Resumo

O presente trabalho de conclusão configura-se como relato de experiência, no curso de PósGraduação em Gestão de Projetos e Formação Docente (2020-2023), cujo objetivo principal é descrever sobre o Projeto de Aprendizagem: Malhadeira de Conhecimentos: pescadores de leitura, desenvolvido na turma do 2º ano do ensino fundamental Escola Municipal de Tempo Integral Professora Dian Kelly do Nascimento Mota localizada na Comunidade do Abelha, Rio Negro, Tarumã Mirim, na zona ribeirinha de Manaus/AM:. Considerando a realidade local e identidade cultural de estudantes ribeirinhos. Foram priorizados os trabalhos que descrevem o processo de alfabetização e letramento respeitando e priorizando os conhecimentos prévios do aluno, usando como ferramentas de aprendizagens instrumentos do seu cotidiano, a malhadeira de conhecimento. AS estratégias realizadas durante o processo de alfabetização e letramento que foram desenvolvidas visando despertar o interesse da leitura e escrita, com o suporte teórico de Soares (2001), levando em consideração as dificuldades enfrentadas pelas crianças ao longo do processo, foi pensado na realização de diferentes metodologias de modo atrativa e significativa nessa fase da alfabetização na perspectiva do letramento. O Relato de experiência ressignificou a prática docente com a formação continuada durante o cotidiano escolar. Percebemos que para uma criança a vontade de aprender a leitura e escrita vai além de descobrir novos conhecimentos, é o aprender para ensinar uma pessoa querida de sua família: “eu quero aprender a ler e escrever para ensinar a minha mãe.”

Publicado
2023-11-16
Como Citar
WANZELER, Eglê. Malhadeira do conhecimento: pescadores da leitura. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3188>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3188.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 3 4 5 6 7 > >>