Memorial de um professor da educação de jovens e adultos

  • Eglê Wanzeler UEA

Resumo

O presente artigo trata-se de memorial para conclusão do Curso de Especialização em Gestão de Projetos e Formação Docente, assim essa trajetória me fez perceber que o professor deve se reinventar a cada passo, como se cada turma fosse a primeira. Cabe destacar que o sujeito da EJA é o protagonista no seu processo de aprendizagem. E, portanto, todos os seus saberes individuais e coletivos devem ser valorizados e devem ser o ponto de partida na construção do conhecimento. Ao considerar toda essa experiência na Oficina de Formação em Serviço, fez-me refletir sobre a minha práxis em sala de aula, tendo em vista atividades valorativas e conhecimentos significativos para o estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, essa prática pedagógica deve levar em conta as habilidades e competências dos estudantes, criando, no mesmo, o interesse em aprender. Enfim, atuar na EJA exige do professor mais do que uma formação acadêmica, mas a capacidade que demanda um conhecimento distinto e um olhar diferenciado para esse público tão diversificado. Palavras-chave: Memorial; Protagonista; Práxis; Educação de Jovens e Adulto

Publicado
2023-11-15
Como Citar
WANZELER, Eglê. Memorial de um professor da educação de jovens e adultos. Revista Saberes & Práticas, [S.l.], n. 4, nov. 2023. ISSN 2596-013X. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rsp/article/view/3178>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/rsp.v0i4.3178.

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