Alfabetização de crianças em tempo de pandemia e aulas remotas: o que fizeram os professores?
Resumo
Este artigo enfatiza o que os professores da Escola Municipal Dr. Aristófanes Bezerra de Castro fizeram no tempo da pandemia, conforme a vivência e experiências de seu trabalho com a alfabetização no contexto de suspensão de aulas presenciais, e, também, durante a realização de aulas remotas devido à pandemia de Covid-19. Trazemos, aqui, um pouco do que realmente presenciamos durante esse período e do como foi difícil alfabetizar os educandos em situações precárias de acesso à internet e de sobrevivência. Sabemos da importância da alfabetização para a criança e da complexidade que envolve o processo de ensino-aprendizagem referente ao sistema notacional, ainda mais quando se é necessário que a alfabetização aconteça em meio a um distanciamento social pelo qual o nosso país vivenciou. Por meio de dados coletados, percebi que não foi uma tarefa fácil para os professores, alunos e familiares e que essa nova realidade exigiu muitas adaptações. Compreendemos, durante este período difícil de aulas remotas, que a parceria entre escola e família é fundamental.