PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO FILME O HOMEM BICENTENÁRIO
Resumo
O processo de fazer educação durante a pandemia no Brasil está sendo desafiador. O fechamento dos estabelecimentos de ensino, assim como a necessidade de distanciamento social, trouxe a necessidade de otimização das modalidades de ensino. Nesse cenário, a tecnologia tem sido a grande aliada para que professores e alunos mantenham o vínculo e a comunicação durante esse período. Estudos, aulas ao vivo e aulas gravadas, vídeo conferências e plataformas virtuais foram algumas das ferramentas usadas para manter os processos educacionais, durante os últimos dois anos. Sendo assim, esse estudo assume o objetivo de fazer uma análise do filme o homem bicentenário na promoção da educação hibrida em tempos de pandemia. Por fim, comenta-se que, as escolas em 2022 têm se esforçado para que os alunos não fiquem desanimados ou desmotivados. Para isso, diversas instituições têm desenvolvido programas de apoio às famílias no sentido de minimizar os impactos financeiros e psicológicos causados pela pandemia. Iniciativas como o Programa Emergencial de Atenção às Necessidades Educacionais Básicas (Pronabe), lançado pelo Governo Federal, têm sido fundamentais para que os alunos não percam o contato com a educação. Assim, é possível concluir que, apesar de todos os desafios, o Brasil vem se esforçando para continuar oferecendo educação de qualidade aos seus alunos durante a pandemia.