PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO FILME O HOMEM BICENTENÁRIO

  • Clodoaldo Matias da Silva UNIASSELVI
  • Janderson Gustavo Soares de Almeida UNESA
  • Luis Claudio Figueiredo da Silva FAMETRO

Resumo

O processo de fazer educação durante a pandemia no Brasil está sendo desafiador. O fechamento dos estabelecimentos de ensino, assim como a necessidade de distanciamento social, trouxe a necessidade de otimização das modalidades de ensino. Nesse cenário, a tecnologia tem sido a grande aliada para que professores e alunos mantenham o vínculo e a comunicação durante esse período. Estudos, aulas ao vivo e aulas gravadas, vídeo conferências e plataformas virtuais foram algumas das ferramentas usadas para manter os processos educacionais, durante os últimos dois anos. Sendo assim, esse estudo assume o objetivo de fazer uma análise do filme o homem bicentenário na promoção da educação hibrida em tempos de pandemia. Por fim, comenta-se que, as escolas em 2022 têm se esforçado para que os alunos não fiquem desanimados ou desmotivados. Para isso, diversas instituições têm desenvolvido programas de apoio às famílias no sentido de minimizar os impactos financeiros e psicológicos causados pela pandemia. Iniciativas como o Programa Emergencial de Atenção às Necessidades Educacionais Básicas (Pronabe), lançado pelo Governo Federal, têm sido fundamentais para que os alunos não percam o contato com a educação. Assim, é possível concluir que, apesar de todos os desafios, o Brasil vem se esforçando para continuar oferecendo educação de qualidade aos seus alunos durante a pandemia.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal do Amazonas. Graduado em Geografia pelo Centro Universitário do Norte - UNINORTE.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Educação e Cultura - UNESA, Especialista em Docência do Ensino Superior - Uniasselvi, Licenciado em Pedagogia e História - Uniasselvi.

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmico do curso de Bacharel em Psicologia pela Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO.

Publicado
2023-12-30
Como Citar
DA SILVA, Clodoaldo Matias; DE ALMEIDA, Janderson Gustavo Soares; DA SILVA, Luis Claudio Figueiredo. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO FILME O HOMEM BICENTENÁRIO. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 12, p. 58 - 75, dez. 2023. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/2771>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/marupiara.v0i12.2771.
Seção
Relato de Experiência