MAQUETES CELULARES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: UMA EXPERIÊNCIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
Dada as dificuldades encontradas por alunos do Ensino Médio em aprender os conteúdos sobre células, devido sua complexidade interior, diversidade de formas e funções das organelas, tornando um conteúdo de difícil assimilação pelos alunos nas aulas de biologia, e o fato de nem sempre as escolas disporem de microscópios para visualização das mesmas, neste trabalho, apresenta-se uma proposta de utilização de modelos didáticos (maquetes celulares), onde os alunos percebam estruturas microscópicas de forma macroscópicas como alternativa metodológica, no intuito de suprir a carência de equipamentos eletrônicos para o ensino de Citologia. As atividades foram realizadas em uma escola da rede pública Estadual do Município de Parintins/AM e os sujeitos envolvidos foram quatro turmas de 1° ano do Ensino médio, tendo como objetivo permitir aos alunos conhecer os componentes celulares para que pudessem identificar as diferenças entre as células animal e vegetal e suas respectivas funções, através da confecção de maquetes celulares. O resultado demostra que o contato direto com o objeto de estudo, o palpável, facilita o processo de aprendizagem.