MAQUETES CELULARES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: UMA EXPERIÊNCIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Cynara Carmo Bezerra Universidade do Estado do Amazonas
  • Eliandra Xavier Nascimento Universidade do Estado do Amazonas
  • France Helena Gomes das Chagas Universidade do Estado do Amazonas
  • Lynne Mara Sangel Patrocínio Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Dada as dificuldades encontradas por alunos do Ensino Médio em aprender os conteúdos sobre células, devido sua complexidade interior, diversidade de formas e funções das organelas, tornando um conteúdo de difícil assimilação pelos alunos nas aulas de biologia, e o fato de nem sempre as escolas disporem de microscópios para visualização das mesmas, neste trabalho, apresenta-se uma proposta de utilização de modelos didáticos (maquetes celulares), onde os alunos percebam estruturas microscópicas de forma macroscópicas como alternativa metodológica, no intuito de suprir a carência de equipamentos eletrônicos para o ensino de Citologia. As atividades foram realizadas em uma escola da rede pública Estadual do Município de Parintins/AM e os sujeitos envolvidos foram quatro turmas de 1° ano do Ensino médio, tendo como objetivo permitir aos alunos conhecer os componentes celulares para que pudessem identificar as diferenças entre as células animal e vegetal e suas respectivas funções, através da confecção de maquetes celulares. O resultado demostra que o contato direto com o objeto de estudo, o palpável, facilita o processo de aprendizagem.

Publicado
2022-08-15
Como Citar
BEZERRA, Cynara Carmo et al. MAQUETES CELULARES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: UMA EXPERIÊNCIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 9, p. 150-160, ago. 2022. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/2663>. Acesso em: 27 abr. 2024.