A OFERTA DO TRANSPORTE FLUVIAL DE PASSAGEIROS NO RIO SOLIMÕES (AMAZONAS, BRASIL)
Resumo
Esta pesquisa, resultado de um Projeto de Iniciação Científica, realizado no período de agosto de 2019 a julho de 2020, com dados atualizados em março de 2021, objetivou levantar dados da oferta do transporte fluvial de passageiros com saídas do Porto Roadway de Manaus, com rotas pelo rio Solimões. Considerando as especificidades da região amazônica, adotou-se como método de abordagem o indutivo. Considera-se a pesquisa do tipo exploratória é descritiva, bibliográfica e de campo, com levantamento de dados em plataformas digitais sobre oferta de embarcações de grande porte com saídas do Porto Roadway de Manaus. Entre as variáveis, levantou-se descrição dos dias de oferta , horários de saída, preço das passagens, nome e tipologia das embarcações. Dados posteriormente checados com as informações obtidas com a Sierra do Brasil, empresa responsável pela gestão das embarcações no Porto Roadway de Manaus. Paradoxalmente, dados de difícil acesso, em uma região onde os deslocamentos, em geral, ocorrem com o uso do modal hidroviário. Visando a importância do dado para o planejamento e ordenamento da atividade do turismo, em paralelo, também se identificou os municípios localizados ao longo da calha do rio Solimões, e, se agregou informações sobre os Como resultado se identificou um total de 20 embarcações que atendem 21 municípios localizados na calha do Rio Solimões, sendo a maior extensão entre Manaus e Tabatinga com 2.615,2 Km; e o menor trajeto entre Manaus e Codajás, distante 267,1 km de Manaus