O ESPAÇO SOB UM OLHAR ESPECIAL: A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ATRAVÉS DA CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DOS ALUNOS DEFICIENTES INTELECTUAIS E COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DO MUNICÍPIO DE IRANDUBA-AM
Resumo
Esse artigo é produto do Programa de Produtividade Acadêmica da Universidade do Estado do Amazonas, e também parte integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – PIBICT, que tem como objetivo trabalhar e analisar a alfabetização cartográfica com alunos com dificuldade na aprendizagem e deficientes intelectuais no município de Iranduba, descrevendo a prática pedagógica dos professores de Geografia, quanto ás atividades de Cartografia realizadas e apresentar sugestões de recursos de ensino e práticas pedagógicas para o ensino de Geografia. Para isso, com o auxílio da Secretaria de Educação do Município, duas instituições de ensino foram escolhidas para o desenvolvimento e realização do projeto, sendo elas: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Escola Municipal Santa Luzia. A pesquisa partiu de entrevista com o gestor escolar, para saber como se fragmenta a rotina dos alunos e dos professores; se os professores utilizam materiais didáticos para aprimorar as aulas e como são feitas as atividades de Cartografia com os alunos. Ainda foram realizadas atividades com jogos na turma de alunos com deficiência intelectual, de modo a obter um diagnóstico identificando o grau de dificuldade de cada aluno.