O ESPAÇO SOB UM OLHAR ESPECIAL: A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ATRAVÉS DA CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DOS ALUNOS DEFICIENTES INTELECTUAIS E COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DO MUNICÍPIO DE IRANDUBA-AM

  • Danielle Mariam Araújo dos Santos UEA
  • Suelen da Silva Matos UEA
  • Laila Fernanda dos Santos SEDUC-MT

Resumo

Esse artigo é produto do Programa de Produtividade Acadêmica da Universidade do Estado do Amazonas, e também parte integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica – PIBICT, que tem como objetivo trabalhar e analisar a alfabetização cartográfica com alunos com dificuldade na aprendizagem e deficientes intelectuais no município de Iranduba, descrevendo a prática pedagógica dos professores de Geografia, quanto ás atividades de Cartografia realizadas e apresentar sugestões de recursos de ensino e práticas pedagógicas para o ensino de Geografia. Para isso, com o auxílio da Secretaria de Educação do Município, duas instituições de ensino foram escolhidas para o desenvolvimento e realização do projeto, sendo elas: a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Escola Municipal Santa Luzia. A pesquisa partiu de entrevista com o gestor escolar, para saber como se fragmenta a rotina dos alunos e dos professores; se os professores utilizam materiais didáticos para aprimorar as aulas e como são feitas as atividades de Cartografia com os alunos. Ainda foram realizadas atividades com jogos na turma de alunos com deficiência intelectual, de modo a obter um diagnóstico identificando o grau de dificuldade de cada aluno.

Publicado
2020-04-17
Como Citar
SANTOS, Danielle Mariam Araújo dos; MATOS, Suelen da Silva; SANTOS, Laila Fernanda dos. O ESPAÇO SOB UM OLHAR ESPECIAL: A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ATRAVÉS DA CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DOS ALUNOS DEFICIENTES INTELECTUAIS E COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DO MUNICÍPIO DE IRANDUBA-AM. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 5, p. 85-98, abr. 2020. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/1745>. Acesso em: 28 abr. 2024.
Edição
Seção
Relato de Experiência