O Tejo e a Epopeia: Imagens de (Des)Construção e de Poder na Literatura Portuguesa

Resumo

O estudo que ora se apresenta tem como precípuo objetivo analisar a relevância do Tejo enquanto símbolo de (Des)construção de imagens de Poder, na Literatura Portuguesa. Em muitas das obras analisadas, a imagem do rio figura como símbolo auspicioso, como metonímia de grandeza do povo lusitano. Não obstante o superno orgulho que recai sobre as personalidades que construíram a História, o presente trabalho procura demonstrar a contraversão que, a determinada altura, se efetua na imagem dominante na literatura das Descobertas – outrora superlativa –, que vai do homo viator, à voz narrativa que hoje apresenta uma versão derrisória da História. A influência das epopeias helénicas e da romana transmitem a Camões a ideia de grandeza e de heroicização de um povo – os lusitanos, tratando-se de Vasco da Gama ou dos seus marinheiros. Contudo, a ideologia Imperial, aquela que remete para uma visão oficial e outrora grandiosa do império, dá lugar a uma outra visão, na literatura romanesca contemporânea. Trata-se de uma perspetiva heterodoxa, face aos Descobrimentos portugueses, que apresenta a visão dos relegados da História, daqueles que, pelo seu pesaroso testemunho, dessacralizam a grandeza do Império, ao desnudarem a oposição Eu e o(s) Outro(s).

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Publicado
2024-08-31
Como Citar
CONSTÂNCIO, Natália Marília Massa. O Tejo e a Epopeia: Imagens de (Des)Construção e de Poder na Literatura Portuguesa. Revista Fios de Letras, [S.l.], v. 1, n. 02, p. e12247 | 01-23, ago. 2024. ISSN 2966-0130. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/fiosdeletras/article/view/3883>. Acesso em: 06 nov. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/fiosdeletras.v1i02.3883.
Seção
Dossiê Temático