À função poética da linguagem em Roman Jakobson

To the poect function of language in Roman Jakobson

Resumo

Quais conceitos linguísticos são mobilizados quando há o fenômeno da função poética da linguagem? Para compreender o fenômeno da função poética da linguagem, o que precisa, em termos conceituais, fundamentalmente ser considerado? Roman Jakobson foi categórico ao afirmar que a Linguística deve interessar-se por todas as formas de manifestação da linguagem. Em ‘Linguística e Poética’ (1960) traça minucioso percurso investigativo sobre as diferentes funções da linguagem dedicando-se particularmente à função poética da linguagem. Neste trabalho teórico voltamo-nos à função poética da linguagem, buscando entender do ponto de vista teórico o fenômeno e os conceitos linguísticos que ficam mobilizados quando há seu efeito. Para compreender a função poética da linguagem em Roman Jakobson e os conceitos linguísticos que o fenômeno mobiliza refletimos desde o ponto de encontro entre as áreas que o linguista russo tão bem fez dialogar, os Estudos Linguísticos e os Estudos Literários, o fenômeno da função poética da linguagem para ser compreendido sobretudo exige de nós que não adotemos uma posição opositora entre as áreas do conhecimento.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrado (2022) em Estudos da Linguagem - Análises textuais, discursivas e enunciativas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Letras - Português e Literatura pela mesma Universidade. Atualmente, é professor de língua portuguesa e literatura no Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência docente no Ensino Fundamental e Ensino Médio, também no ensino de português como língua adicional (PLA). É colaborador do projeto de pesquisa O rastro do som em Saussure: sob efeito da escuta, também do projeto de extensão universitária Leitura em Voz Alta (UFRGS) e integra o grupo de pesuisa Linguística, Literatura e Arte (UFPel/UFRGS).

Referências

JAKOBSON, Roman. Linguística e Poética. In: Linguística e comunicação. São Paulo: Editora Cultrix, 1976.
JAKOBSON, Roman. Seis lições sobre som e sentido. Lisboa: Moraes Editores, 1977.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Editora Cultrix, 2012.
TOLEDO, D. Círculo linguístico de Praga: estruturalismo e semiologia. Textos reunidos, anotados e apresentados por Dionísio Toledo; traduções de Zênia de Faria, Reasylvia Toledo e Dionísio Toledo; introdução de Julia Kristeva. Porto Alegre: Globo, 1978.
Publicado
2024-04-22
Como Citar
STEVANIN, Augusto; MILANO, Luiza Ely. À função poética da linguagem em Roman Jakobson. Revista Fios de Letras, [S.l.], v. 1, n. 01, p. e11248 | 01-21, abr. 2024. ISSN 2966-0130. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/fiosdeletras/article/view/3445>. Acesso em: 12 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/fiosdeletras.v1i01.3445.
Seção
Dossiê Temático