Uma leitura comparativa dos romances A Selva, de Ferreira de Castro e O hóspede de Job, de José Cardoso Pires

A comparative reading of the novels A Selva, by Ferreira de Castro and O hóspede de Job, by José Cardoso Pires

Resumo

A leitura das obras A Selva, de Ferreira de Castro e, O Hóspede de Job, de José Cardoso Pires, tem essa escolha por ser dois romances que se dão em face dos mesmos abordarem aspectos circunstanciais com elementos típicos, como a parábola do soldado em Cardoso e, em Castro os chamados soldados da borracha. Neste trabalho, mostraremos as anotações e as reflexões pontuais que o processo de leitura foi suscitando em cada texto, ao que se pode dizer que há muita coincidência em ambos, como também, pode-se destacar alguns aspectos emblemáticos como: a figura do estrangeiro, o balcão de negócios, os soldados, a viagem (de trem ou de barco), os aspectos transitórios da paisagem, a ambientação, a prisão, a casa da morada dos homens e os vícios, acumulados pela desordem da vida. Nos dois textos cada narradores desenha a sua história pessoal com algum pormenor. E, com a chegada da velhice eles próprios confundem-se, por vezes, o que leu e o que viveu ou presenciou: a ficção com a realidade. Buscarei mostrar num e noutro os aspectos que estão propostos a serem trabalhados interagindo com outros autores para que o estudo fique alicerçado em seu conteúdo bibliográfico.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1996). Especialista em Literatura Brasileira Moderna e Pós-Moderna (2005). Mestre e Doutora em Poética e Hermenêutica pela Universidade de Coimbra em 2012. É professora concursada pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Amazonas. Atua no Magistério Superior, desde 1997, ministrando as disciplinas de Língua Portuguesa, Teoria Literária, Estudos Literários e Filosóficos, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Amazonense, Literatura Infanto-Juvenil, Cultura Brasileira e Cultura Amazônica. Membro Colaborador da I & D - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos sediado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a partir de dezembro de 2009. Membro do Centro de Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas na área de Literatura- UFAM. Atualmente é Professora na Universidade do Estado do Amazonas-UEA. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa - GEPELIP. Pós-Doutorado na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, sob a Orientação do Doutor José Aldemir de Oliveira, Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia _ NEPECAP. Atualmente, faz parte do Grupo de Estudos Semióticos - GES- da Universidade Estadual do Amazonas - UEA. Comissão Editorial da Revista Mesopotâmia - revista Amazônica de Estudos Linguísticos e Literários, periódicos semestral do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas _UFAM

Referências

BACHELAR, Gaston. A poética do espaço. Tradução de Antonio de Paula Danesi. São Paulo. Martins Fontes, 1998.
BOSI, Alfredo. Céu, Inferno. Ensaio da crítica literária e ideologia. São Paulo. Ed. 34 Ltda, 2003.
CASTRO, Ferreira de. A Selva. Lisboa, Guimarães Editores Ltda. 37, 1930.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginário da cidade. Visões literárias do urbano. UFRGS, 2002.
PIRES, José Cardoso. O hóspede de Job. Publicação Dom Quixote Ltda. Lisboa- Portugal, 2001.
Publicado
2024-04-08
Como Citar
SOUZA LOURO, Francisca de Lourdes. Uma leitura comparativa dos romances A Selva, de Ferreira de Castro e O hóspede de Job, de José Cardoso Pires. Revista Fios de Letras, [S.l.], v. 1, n. 01, p. e11243 | 01-18, abr. 2024. ISSN 2966-0130. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/fiosdeletras/article/view/3438>. Acesso em: 11 maio 2024. doi: https://doi.org/10.59666/fiosdeletras.v1i01.3438.
Seção
Temas Livres