Entre o saber técnico e o saber pedagógico reflexões e prática docente no ensino superior em enfermagem
Resumo
O livro "Entre o saber técnico e o saber pedagógico: reflexões e prática docente no ensino superior em enfermagem", organizado por Joice Claret Neves e Nair Chase da Silva, aborda os desafios da formação profissional em saúde, especialmente no ensino superior de enfermagem, destacando a necessidade de profissionais críticos, criativos e inovadores. A obra enfatiza a importância das Instituições de Ensino Superior (IES) na construção de um novo profissional capaz de responder às rápidas mudanças do conhecimento e das tecnologias. A prática pedagógica deve ir além do domínio técnico, promovendo o pensamento crítico e criativo dos estudantes com práticas pedagógicas dialógicas e participativas. O livro é organizado em sete capítulos que exploram diversos aspectos da prática pedagógica no ensino superior em enfermagem, desde a fundamentação teórica até a análise dos perfis técnico-pedagógicos dos docentes, estratégias de ensino, fatores facilitadores e limitantes e sugestões para o avanço das práticas pedagógicas. As autoras, enfermeiras e docentes, compartilham suas experiências e reflexões, propondo práticas pedagógicas que preparem os estudantes para um futuro incerto, valorizando habilidades como adaptabilidade, pensamento crítico e resiliência emocional.
Publicado
2025-01-31
Como Citar
DO PRADO, Marta Lenise.
Entre o saber técnico e o saber pedagógico reflexões e prática docente no ensino superior em enfermagem.
Extensão em Revista, [S.l.], v. 14, p. e0001, jan. 2025.
ISSN 2525-5347.
Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/4227>. Acesso em: 25 mar. 2025.
doi: https://doi.org/10.59666/extensaoemrevista.v14i0.4227.
Seção
Resenha