PARFOR, ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A PANDEMIA DE COVID-19: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ITAMARATI-AM

  • José Marcos da Silva Sales
  • Fernanda Pinto de Aragão Quintino

Resumo

Este texto tem o objetivo de discorrer sobre a importância do estágio supervisionado para a formação de professores, destacando o estágio em Gestão Escolar. Escrevemos a partir da experiência com a primeira turma do curso de Pedagogia em Itamarati, no interior do estado do Amazonas, realizado pela Universidade do Estado do Amazonas, no âmbito do Parfor. O curso precisou ser interrompido devido a pandemia da Covid-19 e as medidas sanitárias que decretaram o isolamento social e a suspensão das aulas presenciais no país. Frente a essa situação, as atividades do estágio foram adaptadas para ocorrer por intermédio de entrevistas com os principais atores que participam da comunidade escolar: gestores, professores, pedagogos e pais/responsáveis pelos alunos. A partir dessas experiências pudemos perceber que o estágio supervisionado, independe da forma como é realizado, é fundamental para a formação de professores, e o ocorrido na gestão escolar é, muitas vezes, a única oportunidade em que o professor-cursista terá contato direto com as funções específicas da gestão.


Palavras-chave: Estágio; Formação de professores; Gestão Escolar; Parfor.

Publicado
2024-01-25
Como Citar
SALES, José Marcos da Silva; DE ARAGÃO QUINTINO, Fernanda Pinto. PARFOR, ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A PANDEMIA DE COVID-19: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ITAMARATI-AM. Extensão em Revista, [S.l.], n. 13, p. 226-239, jan. 2024. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/3361>. Acesso em: 06 dez. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/extensaoemrevista.v0i13.3361.