DIÁLOGOS EXTENSIONISTAS EM CONTEXTO AMAZÔNICO: CONECTIVIDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS

  • Joelma Monteiro de Carvalho
  • Amanda Ramos Mustafa

Resumo

Este artigo analisa como a utilização e as potencialidades da Metodologia Ativa rotação por
estação e o Google Forms podem contribuir e se configurar em estratégias para ressignificar
as experiências de aprendizagem dos vinte e sete professores em formação das etnias
Mayoruna, Matis, Marubo, Kanamari, Tikuna e Kulina, indígenas e não indígenas no curso
de Licenciatura em Matemática, do Programa de Formação de Professores - Parfor, no
município de Atalaia do Norte, no Estado do Amazonas. Em contexto amazônico, o uso das
ferramentas digitais ainda é precário, por várias situações, dentre elas estão: falta de
computadores, rede de internet e falta de capacitação dos professores em formação. A
metodologia do estudo é de abordagem qualitativa, do tipo descritivo e de intervenção
pedagógica, desenvolvida à luz da pesquisa-ação (GIL, 2008; THIOLLENT, 2003), com
estratégias etnográficas. A prática de campo se deu no ambiente escolar por meio de
observação participante e coleta das narrativas; uso de apostilas, aplicativo e software. Como
resultado, o estudo possibilitou refletir sobre o ensino em língua portuguesa para estudantes
indígenas, bilíngues, fluentes em L1, por meio da disciplina Produção Textual I e II, no curso
de Matemática, a partir das vivências dos estudantes, além de possibilitar a integração da L1
com a L2 de modo comunicacional, com uso das tecnologias digitais. A aplicabilidade
diferenciada das ferramentas, nos permitiu dar visibilidade à produção textual, discurso
verbal e não verbal, pelo viés do bilinguismo com propostas de inclusão da Metodologia
Ativa de rotação por estação e do Google Forms.



Palavras-chave: Formação de Professores; Tecnologias digitais; Amazonas.

Publicado
2023-12-18
Como Citar
DE CARVALHO, Joelma Monteiro; MUSTAFA, Amanda Ramos. DIÁLOGOS EXTENSIONISTAS EM CONTEXTO AMAZÔNICO: CONECTIVIDADE E TECNOLOGIAS DIGITAIS. Extensão em Revista, [S.l.], n. 13, p. 145-162, dez. 2023. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/3339>. Acesso em: 27 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/extensaoemrevista.v0i13.3339.