O PARFOR COMO POSSIBILIDADE DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA PROFESSORES COM NECESSIDADES FORMATIVAS EM ESCOLAS DO CAM
Resumo
Este estudo teve por objetivo refletir a respeito do curso de Pedagogia/Parfor como
possibilidade de formação profissional para professores com necessidades formativas em
territórios do campo no Amazonas. Faz parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida
em uma escola do campo e que resultou na tese de doutorado defendida em 2017. Os autores
que fundamentaram o estudo foram Arroyo (2007), Pimenta (2007), Saviani (2009),
Galindo (2011), Lima (2013), Bandeira (2014) e Brzezinski (2016). A primeira etapa do
estudo consistiu em uma pesquisa bibliográfica no site da CAPES em dissertações de
mestrado e teses de doutorado que abordassem acerca da categoria necessidades formativas
de professores. A segunda etapa do estudo consistiu na análise dos impactos do curso Parfor
na atuação profissional de professores em escola do campo. A partir do estudo, constatou-
se que a abordagem das necessidades formativas de professores é um campo de
conhecimento ainda em construção que carece de mais aprofundamento, o que pode ajudar
a (re)pensar a formação de professores, que precisa partir de uma perspectiva
transformadora de educação, que mobilize os professores à tomada de consciência,
sobretudo, a de que são capazes de assumir sua condição de sujeitos na luta por uma
educação humanizadora, uma educação para si. Constatou, por fim, que o Parfor constitui
uma política que possibilita formação inicial e continuada a professores com necessidades
formativas, especialmente os professores que atuam em escolas do campo.
Palavras-Chave: Necessidades Formativas; Análise de Necessidades; Formação de
Professores.