DANÇA E APRENDIZAGEM: TEXTURAS E TEXTOS NUM PROCESSO CRIATIVO

  • Amanda da Silva Pinto

Resumo

Entre construções de textos, movimentos e danças, a constituição cognitiva se apodera do corpo, proporcionando formas de significação e aprendizagens imprescindíveis ao processo criativo em retroalimentação. A proposta ora apresentada traz o corpo, e o movimento que lhe é inerente, em primeiro plano nos processos de aprendizagem no contexto escolar, sugerindo uma estratégia interdisciplinar com Língua Portuguesa de caráter qualitativo, exploratório e participante. No intento de trazer à tona os processos de ensino aprendizagem do corpopessoa pelo exercício consciente do movimento de dança, construção de conhecimento esta sobre qualquer coisa, seja Matemática, Língua Portuguesa ou Geografia, o relato traz como pressupostos o entendimento de cognição como ocorrência corporal (entenda-se cinestésica), baseado em concepções não dualistas de Berthoz (2000), Noe (2004), Katz (2005) e Damasio (2011, 2018).

Publicado
2022-01-28
Como Citar
PINTO, Amanda da Silva. DANÇA E APRENDIZAGEM: TEXTURAS E TEXTOS NUM PROCESSO CRIATIVO. Extensão em Revista, [S.l.], n. 9, p. 97-109, jan. 2022. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2463>. Acesso em: 28 abr. 2024.