A DANÇA AUXILIANDO NO ENSINO DA MATEMÁTICA BÁSICA: MATEMÁTICA QUE DANÇA

  • Herleson da Costa Souza

Resumo

Este artigo aborda a interdisciplinaridade entre matemática e dança em situações onde é possível compreender que ambas podem se unir para proporcionar um ensino de matemática prazeroso especialmente no Ensino Básico. Nesse tocante, a dança, entendida como um movimento corporal que exige espaço sob medidas e contagens, pode ser útil para o ensino de conteúdos como geometria, frações e medidas também pertencentes ao campo da matemática. Dessa forma, esta pesquisa se originou em uma motivação de possibilitar a junção dos movimentos corporais da dança com a matemática. O objetivo geral é pesquisar a relação entre matemática e dança, com vistas a entender a matemática que envolve os movimentos corporais utilizados na dança. Os objetivos específicos são: contextualizar o ensino da matemática no Ensino Básico; mostrar os desafios no ensino-aprendizagem de matemática; definir a interdisciplinaridade; mostrar como o lúdico pode favorecer a aprendizagem de matemática no Ensino Básico e como a dança pode proporcionar exatamente essa ludicidade. Levando em conta essas considerações iniciais, este artigo se organiza em uma metodologia de pesquisa que possui o caráter bibliográfico, fundamentando-se em autores que abordam o assunto.​

Publicado
2022-01-28
Como Citar
SOUZA, Herleson da Costa. A DANÇA AUXILIANDO NO ENSINO DA MATEMÁTICA BÁSICA: MATEMÁTICA QUE DANÇA. Extensão em Revista, [S.l.], n. 9, p. 47-61, jan. 2022. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2459>. Acesso em: 28 abr. 2024.