O PROFESSOR DE ARTE E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO AMAZONAS
Resumo
O presente artigo busca compreender o estado do componente curricular Arte a partir do relatório dos resultados da pesquisa aplicada às escolas da rede estadual de ensino do Amazonas e, com isso, conhecer e revelar os caminhos alternativos possíveis à potencialização de seu exercício no contexto escolar, bem como das práticas do professor. O objetivo é analisar o atual quadro de formação inicial do professor que ministra Arte, por outro lado, identificar as necessidades pedagógicas desse componente curricular. A metodologia se estabeleceu sob a forma de pesquisa quantitativa com procedimento documental, mediante materiais de fontes primárias e secundárias. O resultado apresenta um processo de ensino e aprendizagem em Arte que desenvolve uma tendência crítica à vulnerabilidade. Assim, variados são os elementos condicionantes que levam o estado do Amazonas à manutenção deste quadro situacional, quais sejam: Profissionais de outras formações iniciais que mediam o ensino e a aprendizagem em Arte; Incompreensão de alguns atores da rede sobre o papel social e humano que a arte desempenha na formação do indivíduo. Recomenda-se a formação continuada dos professores, apoio à implementação de programas e projetos e aquisição de materiais pedagógicos específicos para o desenvolvimento do componente. Pretende-se apoiar as respostas à luz do que dispõem os principais documentos que tratam da matéria: a Constituição Federal do Brasil, Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB, Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN e os Planos Nacional e Estadual de Educação