FATORES BIOPSICOSSOCIAIS DO CRIMINOSO E SUA INFLUÊNCIA PARA O COMETIMENTO DE CRIMES

  • LETÍCIA CARDOZO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • ALICE ARLINDA SANTOS SOBRAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os fatores biopsicossociais capazes de influenciar o indivíduo à conduta em desacordo com o ordenamento jurídico e, consequentemente, traçar circunstâncias e impactos que impulsionam o comportamento delinquente, a fim de detectar precursores. Pretende-se versar brevemente acerca da evolução histórica do crime, elucidar os fatores condicionantes, bem como pontuar a relevância do estudo para o direito penal e processual penal, com o apoio de outras ciências que estudam o ser humano e sua complexidade. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica das doutrinas e normas vigentes. Em síntese, é correto crer que os estudos em torno da presente problemática podem alcançar resultados positivos na atuação preventiva do Estado, no que diz respeito ao aumento da criminalidade.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre e Doutora em Direito; Advogada; Professora Adjunta da Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas – ED/UEA; Pós-graduada em Neuropsicopedagogia clínica e Institucional; Pós-graduada em Psicologia Jurídica; Graduada em Psicologia. Pesquisadora e Palestrante

Como Citar
OLIVEIRA, LETÍCIA CARDOZO DE; SOBRAL, ALICE ARLINDA SANTOS. FATORES BIOPSICOSSOCIAIS DO CRIMINOSO E SUA INFLUÊNCIA PARA O COMETIMENTO DE CRIMES. Equidade: Revista Eletrônica de Direito da UEA - ISSN: 2675-5394, [S.l.], v. 7, n. 3, mar. 2023. ISSN 2675-5394. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/equidade/article/view/2842>. Acesso em: 20 maio 2024.