MANEJOS SUSTENTÁVEIS DE RECURSOS NATURAIS GERAM RENDA? ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DE INICIATIVAS EM ÁREAS PROTEGIDAS NA AMAZÔNIA CENTRAL

Resumo

Iniciativas de manejos sustentáveis de recursos naturais em áreas protegidas contribuem para a manutenção dos aspectos socioculturais, geração de renda e melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais na Amazônia. Este trabalho traçou o perfil socioeconômico das famílias manejadoras de recursos naturais moradoras das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, situadas no Médio Solimões - Amazonas, e investigou como as atividades de manejo participativo realizadas nessas duas Unidades de Conservação impactaram no orçamento domiciliar das famílias. Questionários socioeconômicos aplicados nos anos de 2011 e 2018/2019, com dados recordatórios dos últimos 12 meses que antecederam a coleta, permitiram avaliar que as unidades domiciliares analisadas são formadas por famílias que exercem pluriatividades econômicas, um perfil que está diretamente relacionado às dinâmicas ambientais sazonais das áreas da várzea amazônica. Foi observada baixa concentração de renda, sendo que a maior parte das unidades domiciliares apresentaram rendimentos per capita mensais menores do que um salário-mínimo da época, sendo 98% dos domicílios de cada RDS em 2010 e 94% na RDS Mamirauá e 96% na RDS Amanã em 2018/2019. As maiores despesas das famílias estão concentradas na aquisição do “rancho”, composto pelos itens de primeira necessidade da população local. A renda proveniente das atividades de manejo foi a terceira maior fonte de rendimento das unidades domiciliares e garantiu parte do poder de compra e segurança alimentar das famílias, contribuindo para a manutenção da diversificação socioprodutiva dos manejadores das Reservas de Desenvolvimento Sustentável.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professora adjunta da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), lotada na Faculdade de Saúde Coletiva. Pesquisadora Associada do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM-OS/MCT). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH/UEA. Doutora em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, Mestre em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável, e Graduada em Ciências Sociais/Sociologia, todos pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Atuo na área de Sociologia Rural e Saúde Coletiva na Amazônia, com experiência em pesquisas nos temas: Povos e Comunidades Tradicionais; Dinâmicas demográficas e socioeconômicas; Tecnologias Sociais e Territórios e Saúde na Amazônia.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, graduação em Turismo pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES). Pesquisador no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM-OS/MCT) pelo Programa de Capacitação Institucional do CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Territorialidades e Governança Socioambiental na Amazônia vinculado ao CNPq/IDSM.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Antropologia Social e Mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/ UFAM). Especialista em Antropologia Social e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. Pesquisadora Associada do Grupo de Pesquisa em Territorialidades e Governança Socioambiental na Amazônia do Instituto Mamirauá. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UEA).

##submission.authorWithAffiliation##

Cientista Social pela Universidade Federal do Pará. Mestrado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFPa. Coordenadora do Programa Qualidade de Vida no Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM-OS/MCT).

##submission.authorWithAffiliation##

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Sociologia - University of Toledo e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental- Núcleo de Altos Estudos Amazônicos- NAEA, Universidade Federal do Pará (2007). Professora Titular na área de Sociologia da Faculdade de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora associada do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, IDSM.

Publicado
2022-12-23
Como Citar
GUINATO, Rayssa Bernardi et al. MANEJOS SUSTENTÁVEIS DE RECURSOS NATURAIS GERAM RENDA? ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DE INICIATIVAS EM ÁREAS PROTEGIDAS NA AMAZÔNIA CENTRAL. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 18, p. 82-102, dez. 2022. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/2504>. Acesso em: 29 abr. 2024.